Após troca na presidência da Copasa, governo de MG anuncia novo secretário de Meio Ambiente
24/12/2025
(Foto: Reprodução) Lyssandro Norton Siqueira assumirá a chefia da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad)
Imprensa MG/Divulgação
O governo do estado anunciou nesta terça-feira (23) que Lyssandro Norton Siqueira assumirá a chefia da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad). A mudança ocorre em meio à saída da atual secretária Marília Melo para a presidência da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Procurador do Estado desde 1998, Lyssandro é pós-doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele também atua como professor de mestrado e doutorado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável no Centro Universitário Dom Hélder.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Minas no WhatsApp
"Tenho certeza que o Lyssandro dará continuidade ao ótimo trabalho realizado na Semad nos últimos anos. Temos uma política robusta focada na transição energética e na desburocratização", comentou o governador Romeu Zema.
Segundo o Executivo estadual, informações sobre a posse do novo secretário serão divulgadas em momento oportuno.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Privatização da Copasa e troca de comando
Marília Carvalho de Melo esteve à frente da Semad
Reprodução/TV Globo
O governador Romeu Zema (Novo) sancionou nesta terça-feira (23) a lei que autoriza a privatização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). No mesmo dia, ele anunciou a troca do comando da estatal, que será gerida por Marília Melo, até então secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A promulgação do PL que permite o avanço da desestatização da empresa foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Já o desligamento do atual presidente da companhia, Fernando Passalio, foi divulgado em uma nota à imprensa.
"[...] agora, o processo de desestatização da Copasa será conduzido por Marília Carvalho de Melo, uma das maiores autoridades sobre água no Estado e que já responde paralelamente pelo tema do saneamento desde 2020", informou o Executivo estadual.
No comunicado, o governo de Minas ressaltou os feitos de Passalio à frente da Copasa, dizendo que o servidor de carreira foi fundamental para garantir os ajustes necessários para viabilizar o processo de desestatização no contexto do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).
O Executivo também destacou que Marília Melo foi a primeira mulher a comandar a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a liderar o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), órgão do qual é servidora de carreira desde 2006.
"Ocupou, antes de ser nomeada secretária, o cargo de diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) em duas ocasiões", completou.
Ainda conforme a nota, "outros detalhes sobre as mudanças anunciadas serão repassados em momento oportuno".