Artesãos de Brazópolis e Maria da Fé recebem apoio para emissão de Carteira Nacional do Artesão; veja como fazer
19/11/2025
(Foto: Reprodução) Lorena Lemos traz os destaques do g1 Sul de Minas desta quarta-feira (19)
Artesãos e artesãs de Brazópolis e Maria da Fé (MG) contam com pontos oficiais de apoio do Sebrae Minas para emissão da Carteira Nacional do Artesão. O atendimento é gratuito, segue até 23 de novembro e integra a programação da Semana Global do Empreendedorismo (SGE). O objetivo é facilitar o acesso dos profissionais ao registro, agilizar o processo e ampliar o reconhecimento do setor artesanal na região.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
O serviço é oferecido pela Rede Aqui Tem Sebrae, que orienta os interessados em todas as etapas do cadastro, desde o preenchimento das informações no portal GOV.BR até o envio da documentação e do material exigido para comprovação de habilidades pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).
Artesãos de Brazópolis e Maria da Fé recebem apoio para emissão de Carteira Nacional do Artesão
Divulgação / Sebrae Minas
Para solicitar a Carteira, é necessário apresentar RG e CPF, comprovante de residência, documento de inscrição no PIS/Pasep, uma foto 3×4 recente, três fotos do produto final e um vídeo de até seis minutos mostrando o processo de confecção da peça.
Com validade de seis anos, a Carteira Nacional do Artesão oferece benefícios como reconhecimento profissional, acesso a capacitações, participação em eventos apoiados pelo Governo de Minas e Sebrae, consultorias de gestão e vendas, além da compatibilidade com o MEI, permitindo formalização e emissão de notas fiscais.
Além de Brazópolis e Maria da Fé, o atendimento também está disponível em outros municípios mineiros, como Bom Despacho, Diamantina, Juiz de Fora, Paracatu, Uberaba, Mariana, Monte Azul, Guanhães, Espinosa, Janaúba, entre outros.
Serviço:
Emissão da Carteira do Artesão
Brazópolis: Sala Mineira do Empreendedor – Rua Dona Ana Chaves, 223 – Centro
Maria da Fé: Sala Mineira do Empreendedor – Praça Getúlio Vargas, no Centro Cultural
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas