Assinatura de contrato de R$ 1 bilhão marca início de projeto de biometano no Triângulo Mineiro

  • 25/06/2026
(Foto: Reprodução)
Contrato de R$ 1 bilhão prevê distribuição de biometano no Triângulo Mineiro A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) e a Geomit assinaram nesta quinta-feira (25), em Uberaba, o contrato que marca o início do projeto de produção e distribuição de biometano no Triângulo Mineiro. O empreendimento prevê investimento de cerca de R$ 1 bilhão, a implantação de aproximadamente 400 quilômetros de gasodutos e o fornecimento do combustível renovável para Uberaba, Uberlândia, Indianópolis e Araxá a partir de 2028. O acordo é resultado da maior chamada pública de biometano já realizada pela Gasmig. Lançado em maio deste ano, o processo recebeu 27 propostas de 11 empresas. Após análises técnicas, econômicas e regulatórias, a Geomit foi selecionada para fornecer o combustível renovável por meio de um contrato com vigência de dez anos. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp 🔎 O biometano é um combustível renovável produzido a partir do biogás gerado pela decomposição de resíduos orgânicos, como dejetos de animais e restos de culturas agrícolas. Depois de purificado, ele pode ser utilizado da mesma forma que o gás natural, mas com a vantagem de ser uma fonte renovável. O combustível será produzido a partir de resíduos orgânicos gerados na Usina Vale do Tijuco, da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), em Uberaba. A expectativa é que a produção contribua para ampliar o uso de fontes renováveis e reduzir as emissões de carbono. Cronograma Segundo a Gasmig, a Geomit — formada pela Mitsui Gás e Energia do Brasil e pela Geo Bio Gas&Carbon — será responsável pela construção da rede de gasodutos que atenderá, inicialmente, Uberaba, Uberlândia, Araxá e Indianópolis. A previsão é que as obras da planta de produção e da infraestrutura comecem em 2027. O fornecimento do biometano por meio dos gasodutos está previsto para 2028, após as etapas de licenciamento e implantação da rede. Sustentabilidade A expectativa é que a infraestrutura impulsione o mercado de gás renovável em Minas Gerais e amplie o abastecimento de indústrias, comércios e do setor de transportes. Para Mila Corrêa, Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, a assinatura do contrato converge com a política de mudança climática que o estado tem conduzido. O projeto também está alinhado à Lei do Combustível do Futuro, que prevê a inclusão gradual de gases renováveis na matriz energética brasileira. A regulamentação estabelece uma participação mínima de 1% de biometano no consumo nacional de gás natural em 2026, percentual que deverá crescer gradualmente até atingir 10% em 2034. Leia também: Governador anuncia investimentos de R$ 350 milhões em gasoduto para Uberlândia e Uberaba Uberlândia vai receber o primeiro posto de abastecimento de biometano de Minas Gerais Por que Minas Gerais? Segundo o presidente da Gasmig, Gustavo de Marchi, o potencial do agronegócio no Triângulo Mineiro foi um dos fatores que motivaram a implantação do projeto na região. Além disso, a posição estratégica da região e a proximidade das plantas produtoras com o mercado consumidor também contaram porque reduz o custo logístico. "O biometano é uma tecnologia nova, mas que veio para ficar. Aqui materiamlizamos um projeto que tenho certeza que será replicado país afora", disse Marchi. Assinatura contrato Biometano - Uberaba TV Integração/Reprodução VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

FONTE: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2026/06/25/assinatura-de-contrato-de-r-1-bilhao-marca-inicio-de-projeto-de-biometano-no-triangulo-mineiro.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Ainda Tô Aí

Eduardo Costa

top2
2. Segue Sua Vida

Zé Neto & Cristiano

top3
3. De Menina Pra Mulher

Gusttavo Lima

top4
4. Asas

Luan Santana

top5
5. Quero Você Do Jeito Que Quiser

Marília Mendonça & Maiara e Maraisa

Anunciantes