Brigas constantes e festas clandestinas na Avenida Guarapari, em BH, preocupam moradores; VÍDEO
07/07/2025
(Foto: Reprodução) Câmeras de segurança mostram momento em que começa uma briga generalizada entre frequentadores de um baile funk. Moradores da Avenida Guarapari reclamam de festas clandestinas, tumultos e brigas
Uma briga generalizada foi gravada por câmeras de segurança, na madrugada deste domingo (7), na Avenida Guarapari, no bairro Santa Amélia, Região da Pampulha em Belo Horizonte. No vídeo é possível ver que a multidão está reunida e pouco depois começa a dispersar. Em seguida, as pessoas correm após bombas serem arremeçadas. (veja vídeo acima).
Segundo os moradores, os bailes funk são constantes no local e as festas não possuem autorização para serem realizadas. Além das brigas e do barulho ao longo das madrugadas, a avenida fica com forte cheiro de urina.
“Essa situação nos prejudica muito, estamos ficando doente com isso tudo. Principalmente a música em volume altíssimo até 4 horas da madrugada. Muita droga, bebidas e muito lixo”, reclamou um morador que preferiu não se identificar.
Problema antigo
Vídeo de agosto de 2023 mostra briga generalizada e disparos de tiros na Avenida Guarapari, em BH
Em 2023, um jovem de 22 anos foi morto a tiros durante uma briga generalizada na mesma avenida. De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, a confusão ocorreu durante um evento chamado "Rolezinho da Guarapari".
Uma testemunha disse aos policiais militares que estava com a vítima, identificada como Lucas Alves de Castro e outro rapaz quando começou uma briga envolvendo várias pessoas.
Eles se envolveram na confusão e, em determinado momento, um homem sacou uma pistola e atirou três vezes para o alto (veja vídeo acima). Em seguida, disparou mais dois ou três vezes em direção ao Lucas, e fugiu a pé. A vítima foi encaminhada para o Hospital Odilon Behrens, onde a morte foi confirmada.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Belo Horizonte informou que o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) coordena constantemente operações conjuntas para coibir eventos clandestinos.
Também são realizadas ações semanais em estabelecimentos da região para evitar a desordem pública. No local mais crítico, foram emitidas oito multas por poluição sonora, mesas e cadeiras irregulares, e quatro interdições por ruídos sonoros e atividade de risco. Foi realizada também uma reunião com empreendedores, solicitando apoio e orientação junto aos frequentadores.
O que diz a Polícia Militar
A Polícia Militar informou que o bairro Santa Amélia é atendido por diversas modalidades de policiamento.
"Diante das denúncias sobre perturbação do sossego causadas por eventos clandestinos na Av. Guarapari, informamos que têm sido realizadas ações integradas com órgãos municipais e estaduais para coibir tais práticas. Há também ações preventivas. Somente em 2024 foram realizadas 250 operações na Av. Guarapari e 103 na Av. Portugal, nos finais de semana, das 18h às 6h. Em 2025, já foram 116 e 77 operações. Como resultado, houve redução dos crimes patrimoniais no setor Santa Amélia.", diz a nota da polícia.
Briga generalizada na Avenida Guarapari, neste domingo (7), deixa moradores preocupados.
Redes sociais
Leia também
Jovem é morto a tiros durante briga generalizada em BH; VÍDEO
Vídeos mais vistos no g1 Minas: