DMAE já foi alvo de vandalismo 12 vezes em 2025; prejuízos afetam abastecimento de água em Poços de Caldas, MG
10/07/2025
(Foto: Reprodução) Ataques vêm causando prejuízos operacionais e afetando diretamente o abastecimento de água e o funcionamento de estações de esgoto na cidade. Departamento de Água e Esgoto de Poços já foi alvo de vandalismo 12 vezes neste ano
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), de Poços de Caldas , já foi alvo de vandalismo 12 vezes somente neste ano. Os ataques vêm causando prejuízos operacionais e afetando diretamente o abastecimento de água e o funcionamento de estações de esgoto na cidade.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Segundo o DMAE, os principais crimes registrados envolvem furtos de cabos elétricos e equipamentos, arrombamentos em estações elevatórias de esgoto, reservatórios de água tratada e até no almoxarifado central da autarquia.
Em janeiro, por exemplo, cabos elétricos foram furtados da estação elevatória de esgoto no bairro Jardim Kennedy, afetando o funcionamento da estação de tratamento. Já no mês passado, vândalos quebraram a parede da estação elevatória de água tratada do Jardim Novo Mundo para invadir o local e furtar equipamentos.
DMAE já foi alvo de vandalismo 12 vezes em 2025; prejuízos afetam abastecimento de água em Poços de Caldas, MG
Divulgação / DMAE
Na semana passada, em julho, o alvo foi o reservatório do bairro Jardim Europa. Criminosos levaram fios e equipamentos usados no sistema que abastece os bairros Santa Maria, parte do Santa Augusta e também o Jardim Planalto.
De acordo com Maurício, gerente da divisão de Engenharia e Operações do DMAE, os atos de vandalismo trazem consequências graves para a população.
“O principal impacto é a falta de distribuição de água. Assim que detectamos uma invasão, nossas equipes são acionadas para restabelecer o sistema o mais rápido possível. Infelizmente, muitos dos furtos envolvem fios de pequena bitola, que têm valor muito baixo, mas causam um grande transtorno”, explica.
DMAE já foi alvo de vandalismo 12 vezes em 2025; prejuízos afetam abastecimento de água em Poços de Caldas, MG
Divulgação / DMAE
Ele relata ainda que, em alguns casos, os criminosos chegaram a romper paredes para acessar estruturas já protegidas com grades e cadeados. “Todas as fiações são protegidas com concreto, mas mesmo assim destruíram as paredes para entrar e levar pequenos equipamentos. Estamos trabalhando em novas tecnologias para coibir esse tipo de ação”, disse.
O DMAE está desenvolvendo um projeto com sistemas de segurança de última geração, que serão integrados com a Guarda Municipal e a Polícia Militar. A intenção é dificultar ainda mais o acesso às unidades e facilitar a resposta das forças de segurança em casos de invasão.
DMAE já foi alvo de vandalismo 12 vezes em 2025; prejuízos afetam abastecimento de água em Poços de Caldas
Divulgação / DMAE
Maurício reforça a importância da colaboração da população. “Se alguém observar qualquer movimentação suspeita nas unidades do DMAE, pode acionar nossa ouvidoria pelo 0800 ou ligar diretamente para a Guarda Municipal no 153 ou para a Polícia Militar no 190”, orientou.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas