Fuga para o telhado com pets durante enchente, tráfego proibido na 'Ponte Torta' e moradora indenizada pela prefeitura: veja as mais lidas
07/02/2026
(Foto: Reprodução) Veja as notícias mais lidas da semana no g1 Sul de Minas
A semana acabou e você ainda não conseguiu se atualizar sobre o que anda acontecendo na região? Não se preocupe, o g1 Sul de Minas separou as três notícias mais lidas do portal nos últimos sete dias, confira abaixo.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
3º lugar: Justiça determina que Prefeitura de Alfenas e vizinho indenizem mulher após obra causar rachaduras e interdição de casa
Rachadura (foto ilustrativa)
Юлия Кондратова/Pexels
A Justiça confirmou que a Prefeitura de Alfenas (MG) e um morador da cidade terão que indenizar uma mulher que precisou deixar a própria casa após rachaduras provocadas por uma obra irregular no terreno vizinho.
Com o agravamento dos danos e risco estrutural, a Defesa Civil Municipal interditou o imóvel. A família precisou deixar a casa e passou a morar de aluguel. A moradora entrou na Justiça pedindo indenização pelos prejuízos.
Em primeira instância, a Justiça determinou o pagamento dos custos de reforma do imóvel e o reembolso das despesas com aluguel.
➡️ Leia a reportagem completa
2º lugar: Tráfego de veículos de carga e ônibus de passageiros é proibido na 'Ponte Torta', em Carmo do Rio Claro, MG
Tráfego de veículos de carga e ônibus de passageiros é proibido na 'Ponte Torta', em Carmo do Rio Claro (MG)
Reprodução / Todos por Furnas
O tráfego de veículos de carga e de ônibus de passageiros está totalmente proibido na Ponte Torta, que passa sobre o Rio Sapucaí na BR-265, na altura do km 515, em Carmo do Rio Claro (MG).
A restrição foi determinada após análises preliminares realizadas por equipes técnicas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-MG), que apontaram um estado de grave criticidade estrutural na construção.
A proibição vale para todos os veículos de carga, independentemente do Peso Bruto Total Combinado (PBTC).
➡️ Leia a reportagem completa
1º lugar: Mulher sobe com animais de estimação no telhado para escapar de enchente em MG: 'Momento de desespero'
Mulher sobe com animais de estimação no telhado para escapar de enchente em Luminárias, MG
Reprodução / Arquivo pessoal
Uma moradora da zona rural de Luminárias (MG) viveu momentos de desespero ao precisar subir no telhado de casa com os animais de estimação para não ser arrastada pela enxurrada durante o forte temporal que atingiu o município na tarde de quarta-feira (28). A ocorrência, no entanto, foi incluída no boletim oficial da Defesa Civil do estado apenas na quinta-feira (29).
Sozinha no momento da inundação, ela agiu rápido para se salvar e proteger quatro cães e um gato. A moradora colocou os animais em um ponto mais alto da varanda externa e, em seguida, subiu também para se abrigar. Do alto, viu a força da enxurrada destruir móveis e pertences, enquanto permanecia ilhada até que o nível da água baixasse.
Segundo a Defesa Civil, choveu cerca de 80 milímetros em menos de uma hora, volume que provocou o transbordamento do ribeirão Mamono, que corta a propriedade da moradora.
➡️ Leia a reportagem completa
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas