Mais saúde: Poços investe na modernização dos serviços de fisioterapia do SUS
21/07/2025
(Foto: Reprodução) Crédito: Divulgação
Com o objetivo de proporcionar mais qualidade, segurança e eficiência no atendimento à população, a Secretaria Municipal de Saúde e o Departamento de Controle e Avaliação estão realizando uma ampla revitalização nos três serviços de fisioterapia do SUS.
A iniciativa representa um marco no aprimoramento da saúde pública local, com investimentos em infraestrutura, equipamentos e, consequentemente, na qualidade de vida das pessoas.
Um dado importante: no primeiro semestre de 2025, foram autorizados 6.390 tratamentos de fisioterapia, o que se traduziu em mais de 70.000 sessões na rede pública e credenciada da Secretaria Municipal de Saúde.
As ações contemplam a manutenção preventiva e corretiva de 18 equipamentos de fisioterapia, além da renovação de 16 móveis essenciais, incluindo macas e tablados. Essas intervenções visam garantir que os aparelhos operem em sua capacidade máxima e que os ambientes de tratamento sejam mais confortáveis e seguros. Além disso, a Prefeitura já está em processo de aquisição de novos equipamentos, que trarão tecnologia de ponta para os serviços, modernizando e ampliando as possibilidades de tratamento.
A revitalização dos serviços de fisioterapia vai gerar impactos positivos com relação à segurança de todos. Equipamentos bem mantidos e novos reduzem o risco de falhas técnicas e acidentes durante os procedimentos, protegendo tanto os pacientes quanto os profissionais.
Quanto à eficácia no tratamento, a manutenção e a aquisição de novos equipamentos garantem que os fisioterapeutas tenham acesso a ferramentas precisas e modernas. Isso permite a aplicação de técnicas mais avançadas, otimizando os resultados dos tratamentos e acelerando a recuperação dos pacientes.
“A chegada de novos aparelhos posiciona os serviços de fisioterapia municipal no mesmo patamar de clínicas particulares de referência, proporcionando acesso a tratamentos mais inovadores e eficientes. Os nossos pacientes terão acesso a instalações e equipamentos modernos, resultando em sessões de fisioterapia mais confortáveis, seguras e, acima de tudo, eficazes. Isso é crucial para a reabilitação de diversas condições, desde lesões ortopédicas a problemas neurológicos e respiratórios”, aponta o secretário de Saúde, Dr. Luis Augusto de Faria Cardoso.
Crédito: Divulgação
“Estamos comprometidos em oferecer o que há de melhor para a nossa população. Essa revitalização é um passo fundamental para garantir que os serviços de fisioterapia de Poços de Caldas sejam referência em qualidade, segurança e inovação. Nosso objetivo é proporcionar mais saúde, autonomia e dignidade para cada paciente que busca nossos serviços”, destaca o diretor do Departamento de Controle e Avaliação da SMS, João Carlos Naldoni Jr.