Muro polêmico, farinha de cigarra e Vale do Silício: veja as notícias mais lidas da semana
08/11/2025
(Foto: Reprodução) Muro polêmico, farinha de cigarra e Vale do Silício: veja as notícias mais lidas da semana
A semana acabou e você ainda não conseguiu se atualizar sobre o que anda acontecendo na região? Não se preocupe, o g1 Sul de Minas separou as três notícias mais buscadas/lidas do portal nos últimos sete dias, confira abaixo.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
3º lugar: 'Vale do Silício Brasileiro': como cidade do interior de MG se tornou polo tecnológico admirado no exterior
17ª Feira Industrial do Vale da Eletrônica (Fivel) em Santa Rita do Sapucaí, MG
Júlia Reis/g1
Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, é um exemplo de como uma visão pioneira em educação pode transformar o destino de uma cidade. Com pouco mais de 42 mil habitantes, o município é reconhecido como o “Vale do Silício Brasileiro”. Foi lá que nasceu a primeira escola técnica de eletrônica da América Latina — e é de lá que saem soluções tecnológicas exportadas para outros continentes.
Em um país onde as inovações costumam se concentrar nos grandes centros, o chamado “Vale da Eletrônica” oferece o modelo da “hélice tríplice", um ecossistema baseado na integração entre academia, indústria e governo. Assim como o Vale do Silício (Silicon Valley), na Califórnia, o sucesso da cidade mineira é fruto da colaboração.
➡️ Leia a reportagem completa
2º lugar: Farinha de cigarra? Pesquisadores usam tecnologia para controlar e transformar insetos em produto rico em proteína em MG
Pesquisadores usam tecnologia para controlar e transformar cigarras em produto rico em proteína em MG
Reprodução EPTV
Pesquisadores do Instituto Federal do Sul de Minas querem transformar cigarras capturadas em lavouras de café em uma farinha rica em proteína que pode ser usada na nutrição animal. A ideia é aproveitar os insetos retirados do campo como forma sustentável de controlar a praga que enfraquece as raízes das plantas e causa prejuízos aos produtores.
Com apoio da Cooxupé, o projeto usa armadilhas sonoras para atrair os insetos e reduzir o uso de inseticidas. Depois de coletadas, as cigarras passam por um processo de desidratação e viram um pó nutritivo, que está sendo analisado em laboratório para avaliar seu potencial como fonte de alimento para animais.
➡️ Leia a reportagem completa
1º lugar: Moradores ficam ilhados após construção de muro que bloqueou única estrada de acesso em Camanducaia, MG
Moradores ficam ilhados após construção de muro que bloqueou única estrada de acesso em Camanducaia
Reprodução EPTV
Moradores do bairro rural Paiol Grande de Baixo, em Camanducaia (MG), ficaram ilhados após a construção de um muro que bloqueou a única estrada de acesso da comunidade à área urbana do município. Desde a semana passada, quando a barreira de concreto foi erguida, famílias relatavam dificuldades para levar mantimentos para casa, circular de carro e até enviar as crianças à escola.
A imagem chamava atenção: um muro atravessando o meio da estrada. Segundo os moradores, a estrutura foi construída por uma vizinha que não teria solicitado autorização para a obra.
Após deixa os moradores isolados por 12 dias, o muro foi derrubado na manhã de sexta-feira (7) após decisão judicial.
➡️ Leia a reportagem completa
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas