Onda de calor: Cidade do interior está entre as mais quentes do Brasil e lidera ranking em Minas Gerais
30/12/2025
(Foto: Reprodução) Coronel Pacheco, foto de arquivo
Google/Maps
Com cerca de 3 mil habitantes, a cidade de Coronel Pacheco, na Zona da Mata mineira, apareceu repetidamente entre as cidades mais quentes do Brasil nos últimos dias e liderou o ranking de temperaturas máximas em Minas Gerais durante a atual onda de calor que atinge várias regiões do país.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município enfrentou dias seguidos de calor intenso, com temperaturas próximas dos 39 °C, e ficou entre os mais quentes do país.
Temperaturas em Coronel Pacheco
A sequência de dias extremamente quentes levou a Zona da Mata a entrar em alerta vermelho, o nível mais elevado emitido pelo Inmet para ondas de calor.
O alerta não indica apenas picos isolados de temperatura, mas a persistência do calor intenso por vários dias seguidos, o que aumenta os riscos à saúde da população. A previsão vale até o dia 31.
O calor dos últimos dias está associado a uma massa de ar quente e seca que dominou o Sudeste do Brasil. Os termômetros registraram valores mais de 5 °C acima da média histórica para esta época do ano em algumas regiões, conforme o Inmet.
LEIA TAMBÉM:
Onda de calor perde força e réveillon será marcado por temporal e risco de granizo em Juiz de Fora e região
Cidade da Zona da Mata está entre as 10 mais quentes do Brasil nas últimas 24h
Com sensação térmica de 46ºC, Coronel Pacheco foi a 7ª cidade mais quente do Brasil
☀ Por que Coronel Pacheco esquenta tanto?
O calor intenso registrado em Coronel Pacheco é resultado de uma combinação de fatores naturais da região com as condições do tempo nos últimos dias.
A cidade está em uma área de vale e em uma região mais baixa que municípios vizinhos, o que dificulta a circulação do ar e faz com que o calor se acumule, e demore mais para diminuir, principalmente à noite.
O clima tropical úmido também contribui. No verão, os dias têm sol forte e alta umidade do ar, o que eleva a sensação térmica e faz com que o calor seja sentido de forma mais intensa pela população.
Além das características locais, o principal responsável pelo cenário atual é o bloqueio atmosférico que atua sobre o Sudeste do Brasil.
Esse fenômeno impede a chegada de frentes frias e reduz a formação de nuvens, e mantém o céu aberto por vários dias seguidos. Com isso, o solo recebe sol direto por mais tempo e acumula ainda mais calor.
*estagiária sob supervisão de Victória Jenz.
ASSISTA TAMBÉM: Entenda o que é onda de calor
Entenda o que é onda de calor
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes