Poços de Caldas investiga morte com suspeita de intoxicação por metanol
Investigação de morte por metanol: homem morreu nesta sexta-feira (14) em Poços de Caldas
Poços de Caldas (MG) investiga uma morte com suspeita de ter sido causada por intoxicação por metanol. A vítima, um homem de 52 anos, foi internado na Santa Casa após beber conhaque e faleceu na madrugada de quinta-feira (13).
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
O hospital confirmou que o paciente deu entrada no atendimento em estado gravíssimo após consumir bebida alcoólica. Ele chegou à Santa Casa, transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), já intubado, com falência de múltiplos órgãos. Ele foi encaminhado para o UTI e recebeu o antídoto, mas não resistiu.
A vítima foi identificada como Edinei Gonçalves da Silva. Conforme o relato médico, ele apresentava perda da visão e insuficiência respiratória, dois sintomas associados à intoxicação por metanol.
Poços de Caldas investiga morte com suspeita de intoxicação por metanol
Reprodução EPTV
Foi colhida amostra de sangue e urina para exames. O corpo de Silva foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Poços de Caldas e após a necropsia foi levado para o distrito de Palmeiral, em Botelhos (MG).
A Secretaria Municipal de Saúde informou que aguarda o resultado conclusivo dos exames que irão confirmar a causa da morte e que, assim que o Departamento de Vigilância Epidemiológica recebeu a notificação do caso suspeito, os protocolos previstos para esse tipo de ocorrência foram acionados, incluindo a comunicação imediata às autoridades responsáveis, e todas as medidas necessárias foram adotadas de imediato, em ação conjunta com o Procon e demais órgãos competentes.
Equipes do Procon e da Polícia Civil estiveram no estabelecimento onde a bebida teria sido adquirida pelo homem. O proprietário disse que a bebida não foi consumida no local e apresentou a nota fiscal. As garrafas do mesmo lote da vendida foram apreendidas até que os laudos confirmem se foi ou não intoxicação por metanol.
Caso seja confirmado que a morte foi causada por metanol, a Polícia Civil irá abrir uma investigação.
Poços de Caldas foi a primeira cidade de Minas Gerais a registrar um caso suspeito de intoxicação por metanol, em outubro, após um homem de 25 anos procurar atendimento na UPA com dores de cabeça, vômitos e fortes dores abdominais. O caso foi notificado e descartado no mesmo dia.
Intoxicação por metanol no Brasil
No Brasil, conforme o boletim do Ministério da Saúde, de 5 de novembro, foram confirmados 60 casos de intoxicação por metanol e 47 estavam em investigação. Não há casos em Minas Gerais.
São Paulo é o estado com maior número de notificações, sendo 47 casos confirmados e 6 em investigação. Outros estados são: Paraná (6), Pernambuco (5), Mato Grosso (1) e Rio Grande do Sul (1).
Quinze pessoas morreram: 9 em São Paulo, 3 no Paraná e 3 em Pernambuco. Oito 8 notificações de óbitos estavam sendo investigadas: 3 em SP, 3 em PE, 1 no MS e 1 no CE.
Infográfico: o impacto do metanol no corpo humano.
Arte/g1
Veja mais notícias da região no g1 Sul de MinasFONTE: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/11/14/pocos-de-caldas-investiga-morte-com-suspeita-de-intoxicacao-por-metanol.ghtml