Praça no Centro de BH passa a homenagear ex-prefeito Fuad Noman
23/07/2025
(Foto: Reprodução) A alteração homenageia o ex-prefeito da capital mineira, que comandou a cidade entre 2022 e 2024.
Rodrigo Clemente/PBH
A tradicional Praça da Independência, localizada na Avenida Afonso Pena, no coração de Belo Horizonte, entre as ruas da Bahia e dos Tamoios, agora tem um novo nome: Praça Fuad Noman.
A mudança foi oficializada nesta quarta-feira (23), com a publicação da Lei nº 11.877, sancionada pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil) no Diário Oficial do Município.
A alteração homenageia o ex-prefeito da capital mineira, que comandou a cidade entre 2022 e 2024, falecido em março, em consequência das complicações de um Linfoma não-Hodgkin.
A proposta em renomear a Praça Independência foi o primeiro projeto de lei enviado pelo prefeito Álvaro Damião ao Legislativo municipal, quando tomou posse em abril deste ano, pouco tempo depois da inauguração da praça.
O g1 acompanhou as obras da praça, que foi inaugurada em fevereiro deste ano:
Obras para nova praça com vista privilegiada de BH são iniciadas
Quem foi Fuad Noman
Fuad Noman assumiu a Prefeitura de Belo Horizonte em março de 2022, quando Alexandre Kalil deixou o cargo para disputar o governo de Minas Gerais.
Economista de formação, teve longa trajetória no serviço público, sendo reconhecido por sua atuação técnica e administrativa.
Começou a carreira no serviço público há 55 anos, como funcionário concursado do Banco Central. Depois, Fuad trabalhou no Tesouro Nacional e foi secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Teve passagens como diretor do Banco do Brasil e presidente da BrasilPrev e também atuou no país africano de Cabo Verde, como consultor do Fundo Monetário Internacional.
Em Minas Gerais, Fuad participou dos governos de Aécio Neves (PSDB), como secretário de Estado da Fazenda e de Transportes e Obras Públicas, e de Antônio Anastasia (na época, no PSDB), como chefe das Secretarias Extraordinárias de Coordenação de Investimentos e da Copa do Mundo de 2014, além de presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).
Ex-prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD).
Rodrigo Clemente/ PBH
A Praça da Independência
Até os anos 1970, existia uma praça, com um vasto jardim, entre os dois edifícios. A população se apropriou do espaço e passou a ser conhecida como Praça Independência, com vista privilegiada para o Viaduto Santa Tereza. O intuito era "emoldurar" o ponto turístico e criar um espaço de convivência.
Nos anos 1970, entretanto, o espaço sofreu uma descaracterização com a construção de um anexo, ligando os dois prédios: o edifício Novo Sulamérica, que foi demolido.
A construção desse anexo, apesar de legal, prejudicou o projeto original de Roberto Capello, tampou a vista para o conjunto de quem vinha da Afonso Pena e transformou a Praça Independência em um vão, em que os jardins deram espaço para paredes e teto.
Em abril de 2024, a Prefeitura iniciou a desapropriação e as primeiras intervenções para a demolição do anexo. A obra foi inaugurada em fevereiro de 2025.
Assista aos vídeos mais vistos no g1 Minas: