Vacinação contra gripe e covid-19 no Sul de Minas está abaixo das metas e preocupa autoridades
03/07/2025
(Foto: Reprodução) Cidades têm vacinas disponíveis, mas os índices de imunização ainda estão bem abaixo do necessário para garantir a proteção da população. Cobertura vacinal contra a gripe e covid estão abaixo da meta em Minas Gerais
A cobertura vacinal contra a gripe e a Covid-19 no Sul de Minas está bem abaixo das metas estipuladas pelo Ministério da Saúde, gerando um cenário de preocupação para as autoridades sanitárias da região.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Cidades como Passos, Pouso Alegre, Caldas e Varginha estão enfrentando desafios significativos na adesão à vacinação, o que pode comprometer a saúde pública local.
Vacinação contra gripe e covid-19 no Sul de Minas está abaixo das metas e preocupa autoridades
Reprodução/EPTV
Em Passos, por exemplo, a vacinação contra a gripe alcançou apenas 48,35% nos grupos prioritários, como crianças, idosos, gestantes e profissionais da saúde. Ou seja, menos da metade do público-alvo foi imunizado até o momento.
A situação se repete em outras cidades da região, como Caldas, onde a cobertura é de 51,7%, Pouso Alegre com 52,39% e Varginha, que atinge apenas 47%.
Esses números estão bem longe da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde para garantir a imunização da população e evitar surtos de doenças respiratórias.
A vacinadora Maraisa Mariano, que atua em Passos, destacou em entrevista à EPTV, afiliada à Rede Globo, que a falta de informação é uma das principais causas da baixa adesão. "Recentemente tivemos um um aumento de internações na Santa Casa por síndrome respiratória grave. Então eu acredito que é a falta de informação da população sobre a importância que é vacinar para se prevenir e não se tornar um fato grave, uma doença grave e acabar parando no hospital".
Maraisa também mencionou que, apesar de ações de conscientização, como vacinação em horários alternativos e em locais públicos (a chamada "vacinação extramuro"), a procura ainda está muito abaixo do esperado.
"Está modesta, não está como a gente esperava. Infelizmente, informações falsas nos últimos tempos a respeito da vacina, sobre eficácia, tem piorado a procura (...)."
A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais informou que, de janeiro a junho de 2023, foram distribuídas mais de 7,8 milhões de doses de vacina contra a gripe e 1,2 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 para os 853 municípios do estado.
Mesmo com essa grande quantidade de doses disponíveis, as autoridades locais reforçam a necessidade de mais engajamento por parte da população. Em Passos, a vacinação pode ser realizada em qualquer uma das 10 salas de vacinação da cidade. Para se vacinar, basta levar o cartão de vacinação e um documento pessoal.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas